Corpo!

2
Oii amooores, vim mostrar uma dica pra vocês, começarem a se preparar pro verão!

É sabido que, para emagrecer, é necessário transformar os hábitos alimentares. Simples? Nem tanto. Para muita gente é difícil mudar a forma de se relacionar com a alimentação. A nutricionista Bia Rique, no livro ‘Comer para Emagrecer’ (Casa da Palavra), se propõe a auxiliar ao enumerar armadilhas e soluções para a dieta, que vão de lista de compras a cardápios balanceados, com receitas. O GNT selecionou três pratos. A chave é saber diferenciar quando se está com fome, fazer um planejamento, aprender a substituir os alimentos e programar os abusos”, diz a nutricionista. Ela ressalta que isso acompanha um entendimento maior da alimentação. “Não basta fazer uma dieta e apenas pensar em calorias. Deve-se pensar amplamente. Eu encaro comer como um processo permeado por um contexto social, afetivo, cultural e econômico”.
Os aliados e inimigos da dieta

Na publicação, Bia sugere uma dieta com cardápio balanceado para quem quer emagrecer. Nele estão as dicas que ela expõe no livro, como o consumo de alimentos ricos em fibras, proteínas. Ela também não descarta os exercícios físicos e o sono – o emagrecimento depende de uma vida saudável. E os inimigos? Lá estão eles: comer sem pensar, inventar desculpas, se esbaldar sem limites no fim de semana estão na lista negra – e extensa – da nutricionista. Planejamento e 'abusos programados'

Não há escapatória: a dieta precisa ser planejada. Até mesmo para cair de boca em um docinho de vez em quando. “Acho impossível no mundo de hoje falar que vai fazer uma dieta sem os abusos programados”. Só que isso não significa jogar tudo para o alto no final de semana.  “O abuso programado é: eu gosto de bolo mais do que de bolinha de queijo. Então vou me permitir uma fatia de bolo no domingo. Isso é programar um abuso”. 

Para quem come fora e acha difícil manter a dieta, a nutricionista reforça: “sempre há opções quando se planeja, se coloca a dieta como prioridade”.

Conhecimento e motivação

Para Bia, o conhecimento e a disciplina aliado à motivação são fundamentais para que uma dieta vingue.  “O conhecimento ajuda, mas não é suficiente. É necessária a motivação interna para buscar os caminhos e criar recursos pra lidar com suas vulnerabilidades”.


3 dicas pra vocês:



 - Minissalada Thai de repolho com tangerina

Ingredientes
1/2 repolho verde cortado bem fininho;
3 colheres (sopa) de cenouras raladas;
2 colheres (sopa) de abobrinha crua cortada em lascas bem miúdas;
sal grosso ou flor de sal a gosto;
3 colheres (sobremesa) de azeite extravirgem;
1 envelope de adoçante em pó à base de stevia ou sucralose;
1 colher (sobremesa) de vinagre de arroz;
2 colheres (sopa) de sementes de gergelim tostadas;
2 tangerinas médias cortadas em gomos.

Modo de preparo

Lave os vegetais e higienize-os conforme o recomendado. Corte o repolho em fatias bem fininhas, como se fossem “fios”. Misture-o delicadamente com a cenoura ralada e a abobrinha. Conserve a salada sob refrigeração em recipiente tampado até a hora de consumi-la. Na hora de servir, coloque a salada em um recipiente fundo, acrescente o sal, o adoçante, o azeite e o vinagre e divida-a em quatro pratos de sobremesa. Finalize salpicando o gergelim previamente tostado e enfeitando com gomos de tangerina sem pele. Sirva imediatamente.

Rendimento: 4 porções individuais
Porção individual: 1 prato de sobremesa de minissalada thai de repolho com tangerina.
Tempo de preparo: 30 minutos.


 - Rolinhos de frango recheados com aspargos e cenoura:

Ingredientes do molho de tomate
1 colher (sopa) cheia de cebola bem picada;
1 colher (chá) de alho amassado;
1 colher (café) rasa de sal;
1 colher (sopa) cheia de azeite extravirgem;
2 colheres (sopa) de água para o refogado;
3 xícaras de tomates picados sem sementes;
3 xícaras de água para o cozimento;
1 colher (sopa) de manjericão fresco;
1 colher (sopa) de cheiro-verde bem picado.

Ingredientes dos rolinhos de frango
2 fi lés de peito de frango;
1/4 de xícara de suco de limão;
1 colher (sopa) de vinagre;
Sal a gosto;
1 colher (sobremesa) de alho amassado;
2 fatias finas de cenoura;
2 aspargos;
1/4 de xícara de molho de tomate;
1 colher (sopa) de queijo cottage;
1 colher (chá) de azeite.


Modo de preparo do molho de tomate
Em uma panela preaquecida refogue a cebola, o alho, o sal e o azeite na água do refogado. Acrescente os tomates picados e refogue-os, adicionando então a água do cozimento. Tampe a panela e mantenha o fogo baixo. Depois que os tomates estiverem bem cozidos, retire-os do fogo, deixe esfriar e bata o molho no liquidificador. Coe em uma peneira logo a seguir. Retorne o molho ao fogo e acrescente o manjericão e o cheiro-verde.


Modo de preparo dos rolinhos de frango
Prepare o molho de tomate conforme a receita e retire 1/4 de xícara de chá para utilizar nesta receita. Congele o restante para usar em outros pratos.
Corte dois filés compridos e finos de peito de frango. Limpe-os bem, tirando os nervinhos, passe limão e vinagre, tempere com sal e alho e reserve na geladeira. Enquanto isso, corte duas fatias finas de cenoura e cozinhe no vapor junto com dois aspargos frescos. Coloque-os, então, em uma frigideira antiaderente preaquecida para grelhar um pouco. Reserve. Em um potinho, misture ligeiramente o molho de tomate com o queijo cottage e reserve.

Estique os filés de frango colocando um aspargo e uma fatia de cenoura sobre cada um. Enrole e coloque os dois rolinhos para grelhar numa frigideira antiaderente preaquecida com azeite. Retire do fogo, coloque em uma travessa e acrescente o molho de tomate com queijo cottage por cima. Sirva a seguir.

Rendimento: 2 porções individuais
Porção individual: 1 rolinho de frango recheado com aspargos e cenoura
Tempo de preparo: 1 hora;






 - Pasta de Salmão Defumado:


Ingredientes
1 colher (sopa) de cebola ralada e escaldada;
1/2 xícara de água fervente para escaldar a cebola;
100g de salmão defumado;
2 colheres (sopa) de requeijão light;
2 colheres (sopa) de cebolinha picada;
1 colher (sopa) de aipo picado.

Modo de preparo
Escalde a cebola em 1/2 xícara de água fervente, escorra e reserve.
Passe o salmão no processador e acrescente o requeijão light até que forme uma pasta homogênea. Acrescente a cebola, a cebolinha e o aipo picado e sirva imediatamente.

Rendimento: 5 porções individuais
Porção individual: 1 colher (sopa) de pasta de salmão
Tempo de preparo: 5 minutos.





Beijoo meninas, fiquem com Deus!

2 comentários:

Dani disse...

OI linda,
seu blog está fofo...

Já te segui, ah dá uma passadinha lá tbm
http://paposefuxicos.blogspot.com/

Bjus

Bárbara Cavalcante disse...

Oiii ameeeegas, já segui vocês e ameeei o blog de vocês, um fofo *-*
Beijinhos amorecoos

Postar um comentário